QUARENTENA: Horário de Almoço no Home Office
- Equipe MOD

- 8 de abr. de 2020
- 3 min de leitura

Para quem é novo na área de trabalho remoto e Home Office, um dos mais frequentes enganos é achar que por trabalhar em casa não têm direito à horário de almoço. Estamos falando das pausas tanto pequenas, como pausas mais longas conhecidas em escritórios como horário de almoço.
Por isso vamos falar um pouco sobre esse tema tão importante, mas que têm sido negligenciado e pode te causas sérias consequências à médio e longo prazo.
Pois então, BORA GALERINHA?!
Primeiramente precisamos nos lembrar do que são de fato essas pausas e para que servem. Por aqui não concordamos muito com o termo "horário de almoço", porque francamente, ninguém leva uma hora pra comer, certo?
A verdade é que esse tal horário de almoço é uma pausa para descansar a mente. Pois é! Descansar a mente nada mais é do que um tempo para recarregar as energias, e isso inclui se alimentar, talvez por isso esse nome ficou tão conhecido. Teorias à parte, o importante focarmos aqui é que:
Horário de Almoço = Pausa para Descanso
E nessas pausas para descanso vale qualquer coisa, desde de que não interfira negativamente na sua volta ao trabalho e que esteja dentro do tempo limite para tal. O que você vai fazer nesse tempo? Aí é com você!
A Importância das Pausas

Consideramos essas pausas de extrema importância porque elas estão intimamente ligadas à sua produtividade, ponto esse que é crucial para garantir um bom desempenho no trabalho, seja em casa ou no escritório.
As pausas que fazemos ao longo do dia nos ajudam a controlar o estresse e sair um pouco da situação de caos. Dessa forma possibilitamos uma visão de fora da situação, conseguindo uma mente mais clara para resolver o problema de forma eficaz. Normalmente também ajudam a circulação do corpo, pois nesses momentos você tende a se movimentar um pouco após tanto tempo sentado em frente ao computador.
Sem essas pausas muitas consequências ruins podem surgir como estresse, falta de produtividade, perda de foco e concentração, dores musculares, etc. E tudo isso pode acontecer tanto no seu escritório, quanto no conforto da sua casa, portanto: FAÇAM PAUSAS!
Tipos de Pausas e Como Controlá-las

Existem inúmeras formas de fazer pausas em casa. O mais legal é que conseguimos adaptá-las melhor, ao contrário do escritório que normalmente é um horário padrão. Aqui precisamos mostrar nossa responsabilidade e senso, porque não haverá pessoas ou sistemas monitorando seu momento de pausa, e isso pode causar uma verdadeira bagunça!
Por isso indicamos que você:
- Defina um tempo de pausa padrão, normalmente de 40 à 60 minutos diários:
Aqui varia muito de quanto tempo você trabalha por dia. Mas o ideal é definir o mesmo tempo que você já tinha no escritório.
- Defina um período (não precisa ser um horário) que fará essa pausa todos os dias, sendo manhã, tarde ou noite:
Criar uma rotina de quanto fará pausas é uma excelente dica, porque seu organismo irá se acostumar com aquele momento. Não precisa ser um horário X todos os dias, mas de preferencia que sejam feitos no mesmo período, podendo ser na manhã, tarde ou noite, dependendo do seu horário de expediente.
- Anote na sua agenda os horários em que fez pausas todos os dias, para controle interno:
Além de ter um registro caso algum superior questione, com essas informações você consegue analisar quais são os melhores horários para suas pausas entendendo em quais deles você descansa melhor e volta mais produtivo.
💡 DICA DA EQUIPE MOD:
Se você trabalha com equipe e estão se comunicando em meio ao trabalho remoto, é legal avisar os colegas que está saindo para uma pausa. Avisar quando irá voltar também facilita muito o andamento do projeto. Assim eles podem ir adiantando outras tarefas sabendo que você estará fora por aquele período!
Lembrem-se sempre que mais horas na frente do computador não significam mais produtividade! O descanso é necessário, portanto respeitem esse tempo!
Fiquem atentos à nossa série Quarentena: A Ascensão do Home Office!
Todas as segundas e quartas às 12:35 com dicas para você impulsionar seu Home Office!





Comentários