top of page

Faculdade: Sim ou Não

  • Foto do escritor: Equipe MOD
    Equipe MOD
  • 13 de mar. de 2020
  • 4 min de leitura

ree

Atualmente a maioria dos jovens prezam muito pela faculdade, é meio que obrigatório. E não obrigatório porque os pais insistem mas porque é meio um gatilho automático, tipo trabalhar, vamos ter que fazer uma hora ou outra, é a pressão social.


Então um jovem gafanhoto de 17 anos se forma no ensino médio e precisa saber o que vai querer exercer como profissão pro resto da vida. Se você me disser que isso não é pressionar, por gentileza repense. Se um jovem de 17 anos não sabe nem discernir mais e mas, provavelmente nunca nem viveu uma paixão real, me diz como ele vai saber a profissão dos seus sonhos?


Pois é né, um completo absurdo. Aí você me diz "mas não é pra sempre, ele pode mudar de profissão ao longo da vida" e eu te pego novamente: então pra que fazer uma faculdade se você nem sabe se vai usá-la? E aí chegamos onde eu queria chegar:


A maioria dos jovens faz faculdade para "cumprir" essa obrigação, não porque tem a certeza de que é isso o que quer.


O problema nisso, meus caros amigos, são vários. Pra começar você faz um investimento imenso de grana e tempo pra iniciar algo que você não sabe de vai terminar ou pior, usar depois de finalizado. E depois ainda tem os problemas psicológicos pré (ansiedade de não saber o que fazer), durante (medo por não saber se consegue finalizar ou se vai usar, e se houver uma dúvida no meio do curso, aí fodeu de vez) e pós faculdade (depressão caso tenha escolhido algo que não vai usar ou não consiga utilizar por problemas no mercado de trabalho).

ree

Isso tudo sem contar que o curso só vai ter um uso real se o estudante estiver disposto à adquirir conhecimento. Ir pra facul pra colar ou estudar pra tirar nota boa na prova não é aprender. Ir pra facul pra assistir a primeira aula e ir pro bar na segunda também não é estudar.


Logo, para fazer faculdade o ideal seria:

- Ter certeza do que gostaria de exercer como profissão

- Realmente querer fazer a facul por conhecimento e não por obrigação da sociedade ou qualquer outro fim que não seja conhecer para aprimorar a mente

- Ir pra facul e se dedicar de verdade


Então, pensa aí um pouquinho: quantas pessoas que você conhece que fazem facul e se encaixam nesses requisitos? Pois é...

Obs.: Cheguei a fazer 3 semestres de Nutrição há alguns anos então minha opinião não é meramente teórica. Decidi sair porque não acreditei que apenas boas notas seriam o suficiente pra me tornar uma boa nutri. Então, antes de matar pessoas de diabetes, saí. Hoje também vejo que a escolha da facul tinha muito mais a ver com opiniões de outros do que a minha própria.

Faculdade ou Pirâmide Financeira?


Entrando brevemente na parte financeira, pagar uma faculdade é um enorme investimento. Mas é quase como investir em pirâmide: quem tá em cima geralmente sai por cima e quem tá na merda sai na merda também. Quem já tem grana e contatos, já está por cima, só sobe ainda mais. Mas quem não tem nada disso e está lá em baixo, provavelmente saí com dívidas. Claro que isso apenas se aplica se você não está encaixado nas razões certas para se fazer uma facul.

Investimento arriscado demais que se vê todo mundo dizendo que super faturou, mas na prática mesmo conhece 2 de 10 que realmente se tornaram ricos e/ou plenamente felizes com seus trabalhos gerados por um diploma.

Vou Ser RICO Porque Tenho um Diploma


Isso sem falar na lógica que tem por trás de fazer facul ser um meio de ganhar mais dinheiro que vai contra os princípios que conversamos lá em cima. Dinheiro esse que você quer para conquistar o sonho da casa própria.

Só queria te dizer que com o dinheiro pago na facul + passagens de ônibus + trabalhos + materiais + tempo que você gasta (e poderia ser convertido em trabalho e dinheiro), daria pra comprar a sua casa sem ter que fazer a facul, olha só que coisa louca.

ree

Quando eu falo isso sou bombardeada com falas como "e como mantém uma casa sem emprego?" Mas amores, é sério que vocês só conseguem trampo porque compraram um papel que diz que segundo a instituição X você manja fazer Y? Isso é muito triste... Existem um milhão de empregos que não precisam de faculdade e até mesmo cursos, só da sua capacidade e vontade.

Novamente eu quero lembrar que isso não é um apologia ao abandono da faculdade e a rebelião contra as faculs. Só estou te mostrando uma visão diferente do que todos vêem como obrigatório.

Sabe, a vida é muito curta para nós prendemos em padrões criados por um conjunto de pessoas que nunca nem vimos ou veremos. A vida é curta demais pra que seu objetivo inconsciente seja seguir padrões e agradar a sociedade pelo fato de que assim é mais simples, seguir olhando reto sem questionar. Pensa, vai além, questione os outros e se questione.

Por que você quer fazer faculdade? Para que? Para quem? Seja sincero.

Fica aqui o meu único pedido para você.

Comentários


  • Ícones - Site _ MOD (2)
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

© 2020 por Mastery Office Digital

bottom of page